iOverlander: o melhor aplicativo para viagens de carro


Celular com mapa iOverlander
App pode ser usado off-line e está disponível para Android e iOS

Quem sonha em fazer uma viagem de carro como a nossa pela América do Sul (foram 50 mil km em 14 meses) costuma ter muitas dúvidas e inseguranças sobre o dia a dia na estrada. É natural que o desconhecido assuste, mas depois que você mergulha neste universo percebe que não é nenhum bicho de sete cabeças e que há muitas ferramentas que podem facilitar a viagem, como é o caso do iOverlander.


Mais do que um aplicativo, o iOverlander é praticamente uma bíblia para os viajantes - todos os que cruzaram o nosso caminho utilizam (alguns mais, outros menos). A plataforma nos ajudou em muitas situações, não apenas para buscar locais seguros para passar a noite, mas para termos um norte nos dias em que o plano era apenas dirigir até o cansaço bater. Se tivéssemos que indicar apenas um app para uma viagem de carro, certamente seria esse. Por que? Além de ser gratuito, funciona off-line e traz indicação de postos de combustíveis, hospedagem, restaurantes, atrações turísticas, banheiros públicos e até campings selvagens seguros (os chamados wild campings: locais sem muita estrutura, em que alguém já parou para dormir, seja com barraca, dentro do carro ou em motorhome - muitas vezes nos próprios postos de combustíveis). No aplicativo está sinalizado se há banheiro, ducha, eletricidade, internet, se é permitido abrir barraca a até se aceitam pets. Ele foi criado por viajantes e quem alimenta as informações da plataforma são os próprios usuários, por isso é tão útil.


A aplicação está disponível tanto para Android como para iOS e também pode ser acessada pelo site https://www.ioverlander.com/


Curiosidade: "overlander" significa, na tradução literal, "por terra". O conceito passou a ser utilizado para designar quem faz viagens de aventura estilo a nossa pela América do Sul - explorando locais remotos, às vezes com pouca infraestrutura, fazendo por algum período da estrada a sua casa.


Como utilizar o iOverlander?

Visão geral do mapa

Embora seja o queridinho de quem viaja passando a noite dentro do carro (ou motorhome), o iOverlander é útil até mesmo para quem prefere dormir em hotéis e pousadas. Este tipo de informação também consta ali, assim como atrações turísticas que nem sempre fazem parte do circuito tradicional. Por isso, vale a pena dar uma checada.


Apesar do aplicativo ser bastante simples e intuitivo, no começo você pode sofrer um pouco até descobrir todas as funcionalidades, especialmente se tiver pouca familiaridade com o inglês - idioma nativo da aplicação. Para facilitar, vamos explicar as principais funções.


Ao abrir o aplicativo aparece um menu principal com categorias como: map (clique para ter acesso ao mapa onde os pontos estão assinalados), check-in (para fazer um registro de um novo local ou comentário em marcações já existentes) e settings (configurações onde você pode escolher as unidades de medida - vá em "preferences", depois em "units", selecione "metric" para informações em quilômetros e depois em "save chages").


Categorias

Como buscar um local no mapa?

Pelo computador é possível digitar um local na busca, mas este recurso, por ora, não está disponível no app. Se você estiver buscando locais próximos de onde estiver, o processo é mais simples, já que clicando no canto superior direito (o símbolo parece um alvo) o mapa é centralizado na sua localização em tempo real (a função deve estar ativada no seu celular). Aí, basta puxar a imagem para os lados para explorar o que há nas redondezas. Se estiver buscando um local distante é preciso ter uma vaga noção geográfica de onde o destino desejado fica no mapa (vale pesquisar antes no Google Maps e decorar alguns pontos do entorno). Para chegar na localização exata será necessário diminuir e aumentar o zoom (aproximando e afastando o polegar e o indicador na tela) ao mesmo tempo em que arrasta o mapa.


Como descarregar os mapas?

Um dos grandes trunfos do iOverlander é poder ser utilizado quando não há conexão com a internet – seja por não ter chip local ou por estar em área sem cobertura. Mas para usá-lo off-line você precisa carregar previamente o mapa da região onde está viajando. Diferente de outros aplicativos, não há um ícone para clicar e fazer download. Funciona assim: quando estiver conectado basta abrir o aplicativo e buscar no mapa a área desejada (como explicado anteriormente) e esperar que as informações sejam descarregadas (estará ok quando o traçado das rodovias e as marcações feitas pelos viajantes estiverem totalmente nítidos). Depois, basta ir explorando os locais (as regiões não descarregadas aparecerão borradas e fica mais complicado ter uma noção exata de localização).


Marcações

Como entender as informações?

Ao abrir o mapa você verá muitos pontinhos coloridos com símbolos gráficos com diferentes significados (posto de combustível, camping, hotel, mecânico, ponto turístico, Wi-Fi, duchas) e cujos desenhos são autoexplicativos (um chuveiro para ducha, por exemplo). No canto superior direito ("filter") você pode filtrar as informações que deseja serem mostradas no mapa – se não viaja com pets, por exemplo, tem a opção de ocultar estes dados do mapa pra haver menos “poluição visual”. Basta clicar sobre as informações que você deseja que não sejam mostradas e depois na flechinha no canto superior esquerdo para voltar.

Informações sobre o local

De volta ao mapa, ao clicar no ícone desejado, aparecerá o nome da marcação dada pelo usuário que a criou. Clicando nela, você irá para a descrição do tópico. Há as coordenadas geográficas, altitude, distância a partir do ponto onde você está e a descrição (tanto a de quem cadastrou a informação como de outros usuários que estiveram ali e deixaram seus comentários, incluindo a data da experiência). Pode haver fotos (view photos - é preciso internet para visualizar) e, no caso de locais para pernoite, outras marcações gráficas complementares sinalizadas na cor verde (se tem internet, pontos de eletricidade, banheiro e etc).

A plataforma sugere que as descrições sejam em inglês, mas é possível encontrar alguns pontos na América do Sul com tópicos em espanhol e até em português. Se você não possui muita familiaridade com outro idioma, vale usar algum app de tradução para buscar as palavras desconhecidas. Apesar de termos algumas noções de espanhol e inglês, há muitas expressões ou palavras que desconhecemos. Nestes casos, usamos o Google Tradutor, que permite baixar idiomas para pesquisar off-line.


Para traçar rota

Como traçar rotas?

O iOverlander não funciona como um aplicativo para traçar rotas, mas permite que você abra a localização do ponto escolhido no aplicativo que você utiliza para navegação (como o Google Maps ou o Maps.me). O botão para isso está ao final do tópico ("view in mapping app"). Ao clicar, você será direcionado para o aplicativo escolhido, podendo a partir disso traçar uma rota para chegar até o local ou até mesmo marcar como favorito para buscar posteriormente (no Google Maps o símbolo é uma bandeirinha escrito "salvar" na parte inferior da tela). Assim, além de levar você até o local, também é uma boa forma de calcular distâncias para os dias em que o plano é dirigir o máximo possível, conferindo quanto falta até o próximo ponto de parada. No nosso caso, o João é o motorista e a função da Carina é fazer estas checagens e planejar a rota.


E quando não houver marcações?

Locais bastante badalados turisticamente costumam trazer várias marcações. Em atrações mais remotas ou não tão populares nem sempre haverá indicações listadas. Mas não precisa desesperar-se.

No começo da viagem éramos muito “reféns” do iOverlander. Depois de alguns meses na estrada aprendemos a identificar novos possíveis pontos de parada, assim como a descartar paradas que, por outro lado, agradaram a outros viajantes. Já paramos, por exemplo, em postos de combustíveis não listados - os que têm caminhoneiros em geral oferecem segurança. Neste caso, sempre converse com os frentistas para autorização e informações. Nunca aconteceu de nos proibirem, mas já quiseram nos cobrar para o pernoite. Neste caso, demos meia volta e buscamos outro lugar.

Em algumas cidades, onde não havia qualquer tipo de marcação no iOverlander (aconteceu muito em povoados no Peru pouco explorados pela maioria dos viajantes), procurávamos no Google Maps ou no Maps.me um posto policial. Sempre fomos tratados com gentileza e, quando não nos autorizavam a passar a noite estacionados nas redondezas, os próprios policiais costumavam indicar locais mais adequados para estacionar e dormir. Alguns até podem lhe deixar usar o banheiro, mas nem sempre isso ocorre. Então, nestes casos, saiba que eventualmente você pode não ter nenhuma estrutura de apoio, o que pode ser um desafio quando não dispõe de um veículo adaptado.


Como adicionar novas marcações?

Caso encontre um bom local para pernoite ainda não listado, é interessante anotar esta informação no iOverlander para seguir mantendo a rede de ajuda entre os viajantes. Para criar uma marcação nova, na tela inicial vá em "check-in". Facilita se você estiver no local, para pegar as coordenadas exatas ("current GPS location"). Caso decida fazer a marcação posteriormente, é interessante ter as coordenadas salvas (altitude, latitude e longitude) para guiar corretamente quem for se valer da marcação no futuro.


Além de criar novos pontos, você pode também atualizar informações sobre os já existentes. Para isso, vá no tópico já existente e desça até o final da página, clicando em “check-in here”. Estas anotações ficam com a data em que foram feitas e dessa forma os outros usuários poderão saber se houve mudanças - seja atualização de valores ou até locais que foram fechados permanentemente. Também é útil para o caso de atualizações sobre condições das rodovias - que ou deterioram com o tempo ou passam por manutenção e ficam em boas condições de trafegabilidade.


Esperamos que estas informações sejam úteis na próxima vez que você pegar a estrada. Boa viagem!


E-book Road Trip Simplificada

Você sempre sonhou em fazer uma road trip, mas não sabe como planejar uma? Depois de viajar por 421 dias, passando por 10 países da América do Sul, tudo isso em um carro 1.0, reunimos neste e-book informações básicas (como estas do post) que poderão lhe ajudar a tirar este sonho do papel. Clique aqui para adquiri-lo.





QUEM SOMOS